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CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INFOGRÁFICO INTERATIVO PARA ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE ASSISTÊNCIA ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Data de publicação  28/03/2025, 10:48
Postagem Atualizada há 1 semana
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Turma VIII (2024)

Aluno (a): NEUCILIA OLIVEIRA SILVA

Orientador (a): Profa. Dra. Paula Marciana Pinheiro de Oliveira

Resumo: O atendimento de Enfermagem às Pessoas com Deficiência, enfrenta desafios de comunicação, atitudes e conhecimentos, resultando em cuidados pouco específicos, o que pode gerar barreiras no acesso à saúde nos países lusófonos. Poucos estudos abordam o ensino sobre Pessoa com Deficiência na formação de Enfermagem, sendo necessário implementar conteúdo para o desenvolvimento de habilidades e utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação para facilitar o ensino-aprendizagem sobre essa temática. Além disso, a cooperação entre países lusófonos permite compartilhamento de instrumentos, técnicas e métodos, o que facilita a qualificação de estudantes internacionais. Objetivo: Construir e validar infográfico interativo educativo para ensino de Enfermagem, durante o cuidado, sobre a temática de pessoas com deficiência. Método: Tratou-se de estudo metodológico de construção e validação de infográfico interativo utilizando a Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia. Realizado de maneira remota no período de maio de 2023 a maio de 2024. Foi realizado as seguintes etapas: 1. Construção do infográfico animado educativo e, 2. Validação do infográfico com especialistas. Na fase de construção, foi elaborado o roteiro e storyboard a partir do Manual Promoção da Saúde da Pessoa com Deficiência: Acessibilidade e inclusão e do Formulário Comunicação, assistência e tecnologias assistivas no cuidado à pessoa com deficiência: demandas e conhecimento de enfermeiros. Após isso, o designer fez implementação gráfica atendendo aos princípios da teoria. Na fase de validação foi calculado quantitativo de 22 especialistas por meio do cálculo de população, divididos em 11 de pessoas com deficiência e 11 de tecnologias educativas em saúde. Foram recrutados baseado no sistema de classificação de níveis de expertise, que confere as seguintes classificações: novice, advanced beginner, competence, proficient e expert. Utilizou-se o método Coeficiente de Validade de Conteúdo e teste binomial, considerando concordância dos itens igual ou superior a 0,80. O estudo foi aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa sob o n.o 6.168.212. Resultados: O roteiro foi estruturado inicialmente nos blocos: Apresentação do título, Apresentação inicial do tema, Introdução, Tipos de deficiência, Trajetória da inclusão das Pessoas com Deficiência, Conceito de Desenho Universal (DU), Conceito e classificação da acessibilidade, Conceito de Tecnologia Assistiva, Assistência à saúde das Pessoas com Deficiência, Comunicação verbal, Comunicação não verbal, Dicas, Guias, Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência e Finalização, e o storyboard foi apresentado com 55 lâminas. Com a pré-avaliação na construção, o infográfico recebeu avaliação positiva, com concordância acima de 80% e sugestões relevantes que contribuíram para fase de validação. O infográfico resultou em 6 animação de 16 minutos e 32 segundos. Na validação, participaram 28 especialistas que avaliaram objetividade, estrutura/apresentação e relevância. Todos os itens obtiveram resultados superiores a 0,80 por parte dos especialistas, com Coeficiente de Validade de Conteúdo médio de 0,91, considerado adequado. Conclusão: O infográfico foi validado garantindo acesso a informações sobre pessoas com deficiência, e poderá ser utilizado no ensino de enfermagem e saúde, em cursos de graduação e pós-graduação, além da educação continuada no meio profissional.

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