WID – WISE INFANT DEVELOPMENT: SOFTWARE PARA O ENSINO NA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DO LACTENTE
Turma III (2019)
Aluno (a): WESLEY SOARES DE MELO
Orientador (a): Profª. Dra. Flávia Paula Magalhães Monteiro
Resumo: Este trabalho teve por objetivo desenvolver um software de apoio ao processo de ensino-aprendizagem na avaliação do desenvolvimento infantil do lactente. Pesquisa metodológica, aplicada, de produção tecnológica, realizada no período de janeiro de 2019 a março de 2020. Foram seguidas as etapas propostas por Galvis-Panqueva (1999): Análise, desenho, desenvolvimento, avaliação (de características da qualidade do produto de software conforme norma internacional ISO/IEC 25010, por dois grupos: juízes enfermeiros e juízes da tecnologia da informação) e administração. Para a análise estatística empregou-se o teste Binomial sendo pertinente o valor de concordância entre os juízes igual ou superior a 70% (proporção de 0,70), com base na norma NBR ISO-IEC 14598-6. Utilizou-se o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 26.0.0. Adotou-se o nível de significância p de 0,05. Também foi empregado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Os dados foram organizados em tabelas e gráficos com auxílio do Microsoft Office Excel®. Para o desenvolvimento do software foram utilizados: o mongoDB versão 4.2.3 para criação do banco de dados e ligação com servidor; Aplicação React.js versão 16.11.0 para criação de códigos com foco na interface do usuário em página web; o Axure RP® para construção dos protótipos; o Visual Studio Code versão 1.36.1 para a programação dos passos citados anteriormente; e o Postman versão 7.17.0 para requisições HTTP. Para o Gerenciamento de Configuração foram usados o Git (Gerenciamento de Configuração e Versionamento de código) e o GitHub (Hospedagem de repositórios Git). Para tanto, utilizou-se a linguagem de programação JavaScript. O software desenvolvido apresenta as funções de cadastro do aluno, login, redefinição de senha, realização de pré e pós-teste para mensuração da intervenção tecnológica, tela principal com cinco módulos de ensino com os respectivos conteúdos em textos, imagens e vídeos para navegação, emissão de certificado, perguntas frequentes, função editar perfil e sair. No painel administrativo é possível ter acesso aos dados cadastrais e acompanhar progresso do aluno. Avaliou-se o desempenho funcional do software a partir da avaliação de juízes enfermeiros das seguintes características: adequação funcional, confiabilidade, usabilidade, eficiência de desempenho, compatibilidade e segurança. Avaliou-se a qualidade técnica do software a partir da avaliação de juízes da tecnologia da informação das seis características já citadas acrescidas da manutenibilidade e portabilidade. Todas as características obtiveram concordância maior do que 70% em ambos os grupos e testes empregados. Na avaliação do desempenho funcional, os menores valores encontrados foram na característica “Usabilidade” (88% a partir do IVC e 89% a partir do teste Binomial, através das proporções realizadas) e os maiores valores foram na característica “Eficiência de desempenho” (100% a partir das proporções do IVC e teste Binomial). Na avaliação da qualidade técnica, os menores valores encontrados foram na característica “Confiabilidade” (81% a partir do IVC e 85% a partir do teste Binomial, através das proporções realizadas) e os maiores valores foram na característica “Portabilidade”, registrando 100% a partir das proporções do IVC e teste Binomial. O Wise Infant Development se apresenta como uma ferramenta de extensão e apoio ao ensino, a qual agrega valor e contribui para esse processo, proporcionando um ambiente diferente para aprendizagem, potencializando-a, tornando menos complexo esse conhecimento e mais interativo, repassado sob outra ótica. É válido destacar a relevância do desenvolvimento de software educativo voltado para a promoção da saúde da criança quando a maioria das tecnologias desse tipo é voltada para apoio e suporte diagnóstico.
Palavras-chave: Enfermagem; Desenvolvimento infantil; Lactente; Tecnologia educacional; Validação de programas de computador; Software.