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ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA EDUCATIVA PARA O AUTOCUIDADO DAS GESTANTES SOBRE O ZIKA VÍRUS.

Data de publicação  20/05/2021, 13:58
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Turma III (2019)

Aluno (a): NATALIA SANTOS DE ALMEIDA

Orientador (a): Prof.ª Drª. Lydia Vieira Freitas dos Santos

Resumo: Este estudo tem por objetivo construir e validar uma tecnologia educativa (cartilha) direcionada para gestantes na prevenção e autocuidado em relação ao Zika Vírus. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em oito etapas, sendo as quatro primeiras correspondentes a construção do material, as três seguintes referentes ao processo de validação e, a última, referente à disponibilização do material. As etapas percorridas durante a construção da cartilha foram: 1) levantamento de conteúdo; 2) seleção e fichamento de conteúdo levantado; 3) elaboração textual; 4) captação de modelos, seleção e elaboração de ilustrações e diagramação. Realizado as quatro etapas de construção da cartilha educativa, aconteceu o processo de validação da tecnologia educativa produzida. Na quinta etapa foram convidados, de acordo com os critérios pré-estabelecidos, especialistas na área da enfermagem (23) e da Comunicação social (03), os quais o primeiro grupo avaliou o conteúdo e a aparência da cartilha e o segundo grupo sua adequabilidade para o fim a que se propunha, e a população alvo (25) a organização, estilo da escrita, aparência e motivação da cartilha. Na sexta etapa, o material foi aplicado junto ao públicoalvo (25) gestantes. Ressalta-se que nas etapas em que tiveram a participação da populaçãoalvo e juízes, foram realizados previamente a explicação do projeto e os mesmos foram convidados a assinarem o Termo de Consentimento Livre. Na sétima etapa foram realizadas as alterações sugeridas, por especialistas. A oitava etapa será a disponibilização da cartilha ao público-alvo. Na análise estatística, o índice de validade de conteúdo global da tecnologia educativa foi de 0,80 e o alfa de cronbach 0,98 ratificando sua validação de aparência e conteúdo junto a especialistas enfermeiros. O segundo grupo de juízes da comunicação social também avaliou a tecnologia educativa como adequada, pois anuíram em percentagem de escores superior ao mínimo preconizado. Ademais, os itens inerentes à organização, estilo da escrita, aparência e motivação da cartilha foram considerados validados pelo público-alvo, com índice de concordância superior ao mínimo preconizado. Portanto, infere-se que a cartilha pode ser utilizada como recurso auxiliar nas atividades de educação em saúde para a prevenção do Zika Vírus, como uma tecnologia educativa facilitadora do processo ensino-aprendizado das gestantes. PALAVRAS-CHAVE: Saúde da Mulher, Gestantes, Zika vírus, Tecnologias Educativas e/ou Validação de Instrumentos.

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