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APLICATIVO WHATSAPP® COMO TECNOLOGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL DE ADOLESCENTES ESCOLARES

Data de publicação  20/05/2021, 10:26
Postagem Atualizada há 4 anos
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Turma I (2017)

Aluno (a): MARKS PASSOS SANTOS

Orientador (a): Profª Drª Leilane Barbosa de Sousa

Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação têm gerado novos dispositivos de comunicação online como as redes sociais que intensificam a possibilidade de acesso à informação e à interatividade. Com o avanço dessas tecnologias, percebe-se que principalmente os adolescentes cada vez mais estão adeptos e, de certa maneira, se tornando assíduos usuários das redes sociais. Dessa forma, percebe-se aí uma potencial ferramenta a ser utilizada na educação em saúde, já que este tipo de educação visa conhecer os saberes que são construídos por meio da interação entre sujeitos. Neste contexto, encontra-se a promoção da saúde, que objetiva proporcionar ao indivíduo uma vida de qualidade, reduzindo a vulnerabilidade e os riscos em que se encontram. Sendo assim, para promover a saúde dos adolescentes devem ser abordados temas como sexualidade, imagem corporal, diferença de gênero, drogas, violência sexual dentre vários outros que despertam curiosidade neste público. Esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar a estratégia educativa Grupo Virtual de Saúde (GVSau) por meio do aplicativo WhatsApp® para promoção do uso adequado do preservativo por adolescentes escolares. Trata-se de um estudo avaliativo, de abordagem mista e de natureza aplicada. Participaram desta pesquisa 59 adolescentes de 14 a 17 anos matriculados na Escola Estadual de Educação Profissional Professor Adolfo Ferreira de Sousa, situada na zona urbana da cidade de Redenção, no Estado do Ceará. A pesquisa compreendeu cinco etapas: 1ª) Elaboração e validação das situações-problemas; 2ª) Convite e pré-teste; 3ª) Apresentação da metodologia e formação dos GVSau; 4ª) Intervenção educativa; e 5ª) Aplicação do formulário pós-teste. Os dados qualitativos foram selecionados a partir da priorização por relevância temática de trechos das conversas postadas no GVSau e complementaram os dados quantitativos dos questionários que foram tabulados no programa Excel®, e analisados por meio do programa estatístico Epi Info®. A principal fonte de informação sobre o uso do preservativo foi a escola seguida pela internet, e 64,7% dos participantes apresentaram conhecimentos inadequados quanto aos cuidados com o preservativo no pré-teste. Com relação atitude, 89,7% relataram a necessidade do uso do preservativo nas relações sexuais por via vaginal. Os resultados apontaram um acréscimo dos acertos e redução dos erros na comparação pré e pós-teste, respectivamente em 22,1% no conhecimento e 23,8% na atitude. Os dados também revelaram haver relação significativa nos quesitos conhecimento (p = 0,007) e atitude (p = 0,009). O GVSau foi considerado eficaz para a promoção de conhecimento e atitudes adequadas para uso de preservativos com adolescentes escolares, no entanto destacase a importância do método educativo e dos conteúdos abordados para a correta aplicação desta ferramenta digital. Considera-se que conhecimentos e atitudes adequados serão determinantes para as práticas sexuais saudáveis. Descritores: Saúde do Adolescente; Promoção da Saúde; Aprendizagem Baseada em Problemas; Rede Social; Enfermagem.

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