Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Unilab - PPGENF
Portal do PPGENF

Doutorandas da UNILAB ministram ciclo de palestras em universidade chilena.

Data de publicação  04/08/2025, 14:29
Postagem Atualizada há 4 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

Três doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) participaram como palestrantes em um ciclo de palestras promovido pela Universidad Bernardo O’Higgins (UBO), em Santiago, no Chile. A ação fez parte das atividades de mobilidade acadêmica internacional realizadas no contexto do doutorado sanduíche.

 

Doutorandas da UNILAB, no campus da UBO, em Santiago.

 

As enfermeiras Clara Silva, Rayssa Nogueira e Vitória Sousa, também mestres em Enfermagem e atualmente vinculadas ao projeto “Conexões Interculturais e Saúde Universitária: avaliação cardiometabólica e determinantes sociais”, desenvolvem suas atividades no Chile por meio do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (Edital nº 16/2023), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A iniciativa tem a coordenação da professora Dra. Lívia Moreira Barros, docente do PPGENF/UNILAB.

Durante a estadia, as doutorandas estabeleceram vínculo com a UBO e, a convite da coordenadora do curso de Obstetrícia e Puericultura da instituição, professora Veronica Marín, ministraram palestras voltadas aos estudantes da graduação em saúde.

O ciclo teve início no dia 30 de maio, com a apresentação da doutoranda Maria Rayssa do Nascimento Nogueira, que abordou o tema “Vírus do Papiloma Humano (HPV): o que você precisa saber para se proteger”. A pesquisadora destacou que sua tese está centrada na prevenção do câncer do colo do útero entre mulheres indígenas. “Participo de uma pesquisa sobre consequências cardiovasculares em universitários do Brasil e do Chile, e trabalho com temas ligados ao HPV desde o início da minha trajetória. Meu objetivo é fortalecer o conhecimento de futuros profissionais da saúde. Essa é uma temática chave para a saúde pública global”, afirmou Nogueira.

Doutoranda Rayssa Nogueira, durante sua palestra.

 

A segunda palestra ocorreu no dia 13 de junho, conduzida pela doutoranda Clara Beatriz Costa da Silva, que tratou da “Influência do clima na saúde humana: uma questão emergente”. Para Clara, eventos como esse são essenciais na formação em saúde: “É muito positivo que a universidade promova esses espaços, porque a mudança climática já é uma realidade. Como profissionais, precisamos estar preparados para atuar diante desse novo contexto e dos agravos que surgem com ele”, destacou. A palestra também contou com a presença de uma docente da UNILAB, Dra. Anne Fayma Lopes Chaves, que estava em visita técnica na cidade.

 

Doutoranda Clara Silva, discentes e docente da UNILAB, e docentes da UBO.

 

Encerrando o ciclo, no dia 30 de junho, a doutoranda Vitória Talya dos Santos Sousa apresentou a palestra “Simulação clínica como estratégia para promover a segurança do paciente”. Durante sua fala, ressaltou a importância de levar essas experiências também aos estudantes: “No Brasil, essas formações geralmente são oferecidas a profissionais já titulados. Ter esse tipo de conteúdo voltado aos estudantes é muito positivo, porque forma profissionais mais preparados para atuar com segurança desde o início da prática clínica”. A palestra também contou com a presença da coordenadora no Exterior do projeto ao qual as discentes estão vinculadas, Dra. Simone Paiva (Universidad de Santiago de Chile – USACH).

 

Doutoranda Vitória Sousa e Dra. Simone Paiva, docente da USACH.

 

As três palestras evidenciaram o compromisso das doutorandas da UNILAB com uma formação crítica, intercultural e voltada para desafios contemporâneos da saúde pública. Além disso, reforçaram a relevância da cooperação internacional como ferramenta de enriquecimento acadêmico e profissional.

 

 

 

Categorias