Docentes do PPGENF/UNILAB são aprovados em edital Abdias Nascimento da CAPES

Data de publicação  14/03/2024, 10:48
Postagem Atualizada há 6 meses

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) anunciou a divulgação do resultado final do edital Abdias, um programa inovador que visa promover a equidade racial e estimular a produção acadêmica de excelência. Nesta edição, é com grande satisfação que a CAPES contempla duas professoras da área de ciências da saúde da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), sendo elas a Professora Doutora Lívia Moreira Barros, que teve sua proposta aprovada com parceria com uma instituição de ensino superior do Chile e a Professora Doutora Paula Marciana Pinheiro de Oliveira, que teve sua proposta aprovada com parceria com uma instituição de ensino superior de Portugal.

Vale ressaltar que essas propostas aprovadas contam com a colaboração de outros docentes da referida instituição, que também estão envolvidos em parceria com Dra. Lívia Barros e a instituição chilena estão Prof. Dr. Márcio Flávio Moura de Araújo, Prof. Dra. Rafaella Pessoa Moreira, Prof. Dra. Tahissa Frota Cavalcante e Prof. Dra. Carolina Maria de Lima Carvalho. Enquanto isso, em colaboração com a Dra. Paula Marciana e a instituição portuguesa estão Prof. Dra. Edmara Chaves Costa, Prof. Dra. Anne Fayma Lopes Chaves e Prof. Dr. Thiago Moura de Araújo. Além disso, a Prof. Dra. Monaliza Ribeiro Mariano Grimaldi, também teve sua proposta aprovada em parceria com a Prof. Dra. Climene Laura de Camargo da Universidade Federal da Bahia.

O Edital Abdias é uma iniciativa que leva o nome do ilustre Abdias Nascimento, renomado ativista afro-brasileiro, reconhecendo sua luta incansável pelos direitos humanos e pela valorização da cultura afrodescendente. O programa busca fomentar a produção científica e tecnológica entre professores e pesquisadores negros, contribuindo assim para a construção de uma academia mais inclusiva e diversificada.

O edital oferece recursos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, bolsas de estudo, participação em eventos acadêmicos e outras atividades relacionadas à produção científica.
Além disso, busca incentivar a formação de redes de colaboração entre pesquisadoras negras, fortalecendo assim o intercâmbio de conhecimento e experiências.

Para a UNILAB, universidade que tem como missão promover a integração e o intercâmbio entre os países de língua portuguesa e a valorização da cultura afro-brasileira, a inclusão de
suas professoras neste edital representa um reconhecimento importante e uma oportunidade para fortalecer ainda mais o compromisso com a diversidade e a igualdade racial.