Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Unilab - PPGENF
Portal do PPGENF

INTERVENÇÕES EDUCATIVAS NA AUTOEFICÁCIA MATERNA NA PREVENÇÃO DA DIARREIA INFANTIL EM REDENÇÃO, CEARÁ

Data de publicação  30/04/2025, 11:24
Postagem Atualizada há 7 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

Turma II (2018)

Aluno (a): FRANCISCA MAYRA DE SOUSA MELO

Orientador (a): Profª. Dra. Emanuella Silva Joventino.

Resumo: o objetivo do estudo foi avaliar o efeito do uso de intervenções educativas para promoção da autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil no município de Redenção-CE. Realizou-se estudo experimental do tipo Ensaio Clínico Randomizado com quatro grupos: vídeo educativo; cartilha educativa; vídeo e cartilha educativa e comparação. Foi realizado em quatro Unidades de Atenção Primária à Saúde da cidade de Redenção-CE. A população foi composta por mães de crianças menores de cinco anos de idade, com amostra final de 280 participantes. Para a coleta de dados utilizou-se a Escala de Autoeficácia para prevenção de Diarreia infantil, um formulário socioeconômico e um formulário reduzido para investigação da diarreia por contato telefônico. Os grupos formados foram comparados na linha de base e após dois meses da intervenção, utilizando-se o teste Qui-quadrado (variáveis categóricas) e o teste não paramétrico Mann-Whitney (variáveis contínuas), considerando um alfa crítico de 0,05. Além disso, foram realizados os testes para comparação dos grupos por meio do Teste Qui-quadrado de Pearson e de McNemar. Para comparação entre os momentos, dentro de cada grupo utilizou-se o Teste Mann-Whitney; e para a comparação entre os grupos, de acordo com o momento, o Teste Kruskal-Wallis. Por fim, procedeu-se ainda a Razão de Chances, no que diz respeito à ocorrência de episódios diarreicos de acordo grupos/comparação após intervenções educativas.

Categoria