APRENDIZAGEM SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA E USO DO PRESERVATIVO MASCULINO COM UNIVERSITÁRIAS GUINEENSES
Turma IV (2020)
Aluno (a): DAYLLANNA STEFANNY LOPES LIMA FEITOSA
Orientador (a): Profª Drª Lorita Marlena Freitag Pagliuca.
Resumo: Objetivo: Este estudo tem por objetivo avaliar a aprendizagem de universitárias guineenses sobre saúde sexual e reprodutiva e uso do preservativo masculino após utilização de um vídeo educativo. Trata-se de estudo quase experimental do tipo antes e depois; cumpriu as etapas de pré-teste para avaliar conhecimento; intervenção com vídeo educativo sobre o tema, pós-teste para avaliar aprendizagem. O estudo foi realizado na Universidade Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB), sediada em Redenção Ceará. O público alvo foram estudantes guineenses do gênero feminino regularmente matriculadas nos cursos ofertados pela instituição. Método: Coleta de dados ocorreu em novembro de 2019, em sala de aula equipada com retroprojetor. Explicados os procedimentos de coleta, aplicado pré-teste; em seguida projetado vídeo educativo e aplicado pós-teste do conteúdo em saúde. Resultados: Os resultados evidenciaram que a maioria das participantes não tem companheiro (51%); recebem auxílio governamental (95,2%); média de idade das participantes foi de 23,7 anos com desvio padrão de 2,8 anos; não usaram preservativo na última relação sexual (29,8%); tiveram relação sem preservativo nos últimos 12 meses (41,3%). Em relação aos acertos pré-teste, a variável área do curso influenciou de maneira significativa para área de biológicas (p=0,014). No pré-teste a média de acertos foi de 6,97; no pós-teste imediato a média de 7,03. Os resultados evidenciam significativa diferença de conhecimento entre antes e após a aplicação da intervenção. Conclusão: A estratégia educativa em saúde foi demonstrada como importante e relevante para ampliação do conhecimento em saúde, sendo o vídeo estratégia eficaz para ser usado com estudantes universitárias, particularmente as de Guiné Bissau.