Programa Move La América da CAPES aprova bolsas para estudantes vinculados PPGENF/UNILAB
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) anunciou a aprovação de bolsas para estudantes brasileiros interessados em realizar intercâmbio acadêmico. No total, foram concedidas 10 bolsas para estudantes de mestrado e doutorado vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em colaboração com instituições de pesquisa da América Latina e Caribe. Essas bolsas visam apoiar estágios, pesquisas, atividades de extensão e, eventualmente, a realização de disciplinas em Programas de Pós-Graduação (PPG) de Instituições de Ensino Superior estrangeiras, sempre dentro das áreas de atuação dos estudantes.
O Programa Move La América tem como objetivo complementar os esforços de internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras por meio da atração de discentes vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, permitindo-se o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação e a criação de um ambiente institucional internacional. Além disso, visa apoiar a criação e o fortalecimento de programas de cooperação e de intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior do Brasil e do exterior.
Nesta edição, é com grande satisfação que a CAPES contempla uma professora da área de ciências da saúde da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), a Professora Doutora Lívia Moreira Barros, que teve sua proposta aprovada para o desenvolvimento de na temática de Desenhos epidemiológicos para a pesquisa em Saúde e Enfermagem.
Para a UNILAB, universidade que tem como missão promover a integração e o intercâmbio entre os países de língua portuguesa e a valorização da cultura afro-brasileira, essa oportunidade não apenas fortalece a internacionalização do programa, mas também enriquece o ambiente acadêmico com novas perspectivas e colaborações internacionais, contribuindo para a formação de pesquisadores mais qualificados e preparados para enfrentar desafios globais na área de enfermagem.