PPGENF | UNILAB
Portal do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ESCALA DE AUTOEFICÁCIA NA PROMOÇÃO DO CUIDADO AO NEONATO A TERMO

Data de publicação  20/05/2021, 13:36
Saltar para o conteúdo da postagem

Turma III (2019)

Aluno (a): BRENA SHELLEM BESSA DE OLIVEIRA

Orientador (a): Profa . Dra Emanuella Silva Joventino Melo

Resumo: A autoeficácia é determinante para a modificação de hábitos e para promoção de cuidados ao neonato de forma satisfatória. O objetivo geral deste estudo foi desenvolver uma escala de avaliação da autoeficácia na promoção de cuidados ao neonato a termo. Tratou-se de um estudo metodológico pautado no referencial teórico da Psicometria. Para a elaboração e validação da Escala de Autoeficácia no Cuidado ao Neonato a Termo (EACNT), foram seguidas 12 etapas inseridas nos polos Teórico, Empírico e Analítico. No polo teórico foi identificado o construto de interesse e, posteriormente, realizou-se o aprofundamento na temática “cuidado ao neonato a termo” mediante revisão integrativa da literatura, utilizando os descritores “newborn”, “caregiver, family” e “care”, nas bases de dados Web of Science, PubMed, LILACS e Cochrane. A síntese de 37 artigos selecionados norteou a operacionalização da primeira versão da escala, composta por 33 itens. Posteriormente, foi feita a análise teórica dos itens com 26 juízes de conteúdo, com 30 cuidadores que realizaram a análise semântica e com 30 cuidadores que participaram do pré-teste da escala. Procederam-se as alterações sugeridas e obteve-se um instrumento-piloto formado por 33 itens, que alcançou Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) total de 0,93 para clareza de linguagem, de 0,94 para pertinência prática e de 0,95 para relevância teórica. No polo empírico, a amostra foi constituída por 196 cuidadores de crianças em período neonatal, utilizando-se nesta coleta, além instrumento-piloto, um formulário de caracterização dos participantes. No polo analítico foi realizada a validade de construto e de critério. A validade de construto foi feita mediante análise fatorial exploratória por meio da técnica de análise paralela, que indicou a existência de um único fator constituído por 25 itens. Além disso, foi feita a testagem de hipóteses por grupos contrastados e constatou-se associação significante entre maiores escores na EACNT e local de moradia (p= 0,02), idade superior a 18 anos (p= 0,01), escolaridade maior que nove anos (p= 0,02) e cuidado prévio de recém-nascido (p= 0,02). A validade de critério foi feita mediante validade concomitante e constatou-se correlação significante entre a EACNT e o padrão-ouro, Self-efficacy in Infant Care Scale (SICS): versão brasileira (ρ= 475; p= 0,002). Foi comprovada alta confiabilidade da EACNT por meio do alfa de Cronbach (0,90) e da fidedignidade composta (0,90). Concluiu-se que a escala desenvolvida é válida, confiável e capaz de aferir a autoeficácia no cuidado ao neonato a termo. Descritores: Cuidado da Criança. Enfermagem Pediátrica. Autoeficácia. Pesquisa Metodológica em Enfermagem. Psicometria.