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DESENVOLVIMENTO DE VÍDEO EDUCATIVO PARA A PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA NOS CUIDADOS AOS RECÉM-NASCIDOS

Data de publicação  20/05/2021, 11:44
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Turma II (2018)

Aluno (a): RHAIANY KELLY LOPES DE OLIVEIRA

Orientador (a): Dra. Emanuella Silva Joventino Melo

Resumo: O cuidado com a saúde do recém-nascido (RN) tem importância fundamental para a redução da mortalidade infantil, ainda elevada no Brasil e na maioria dos países lusófonos. Assim, é imprescindível que a educação em saúde visando à promoção do cuidado materno ao RN seja emancipatória. Em face disso, destaca-se o conceito da autoeficácia como um componente de motivação, tendo um importante papel na aquisição e mudança de comportamento. O objetivo geral do estudo foi desenvolver um vídeo educativo para a promoção da autoeficácia nos cuidados aos recém-nascidos. Tratou-se de um estudo multi-métodos desenvolvido em três fases. Primeira fase: Aprofundamento teórico do construto – revisões narrativas da literatura, a busca foi realizada em publicações da Organização Mundial de Saúde, documentos oficiais do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria, da Associação Americana de Pediatria e em artigos científicos. A segunda fase consistiu na delimitação empírica do construto – fase qualitativa, em que foi avaliado o conhecimento de gestantes e puérperas sobre os cuidados com recém-nascidos. Terceira fase: desenvolvimento do vídeo educativo em três etapas: pré-produção, produção e pós-produção. Na pré-produção foram elaboradas a sinopse ou storyline que consistiu em um resumo geral do que constará no vídeo; o argumento que foi construído com base no resultado das fases de revisões e qualitativa; o roteiro que foi desenvolvido com auxílio de um software e foi avaliado por juízes técnicos e de contéudo. Os juízes de conteúdo avaliaram o roteiro no que concerne às seguintes variáveis: conceito da ideia; objetivos; construção dramática; ritmo; personagens; potencial dramático; diálogos; estilo visual; público referente e relevância. Já os juízes técnicos avaliaram: conceito da ideia; construção dramática; ritmo; personagens; potencial dramático, diálogos; estilo visual; público referente; estimativa de produção; funcionalidade; usabilidade; eficiência; e resultado final da análise e técnicos. A etapa de produção consistiu na gravação das cenas propriamente ditas seguindo o roteiro já validado. A pós-produção consistiu na edição do vídeo, seguindo uma etapa de validação da aparência pelo público-alvo (gestantes, mães e familiares de recémnascidos). Os dados foram analisados e organizados em um banco de dados do sistema Excel for Windows e processados no programa Statistical Package for the Social Sciences versão 22.0, por meio de análise estatística descritiva e cálculos do Índice de Validade de Conteúdo – IVC. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira com parecer 2.522.818. Os resultados da validação do conteúdo do roteiro pelos juízes de conteúdo, o IVC global foi de 0,90, sendo a avaliação geral de 18 (75%) aprovaram com modificações e 6 (25%) apenas aprovaram, e na avaliação dos juízes da área técnica, o IVC global foi de 0,81, sendo que 2 dos juízes (66,7%) consideraram o vídeo aprovado com modificações, enquanto que 1 (33,3%), o julgou simplesmente como aprovado. Ressalta-se que todas as sugestões dos juízes foram consideradas no roteiro do vídeo, e após as modificações, o mesmo ficou com 24 minutos de duração. A versão final do roteiro foi utilizada para a gravação das cenas do vídeo, para orientar a condução dos atos e as falas dos personagens. Na etapa de validação do vídeo educativo pela populaçãoalvo, este foi analisado por 25 participantes, que o consideraram satisfatório com relação aos seguintes domínios: compreensão, atratividade, aceitação cultural, autoeficácia e persuasão verbal. Além disso, 100% do público-alvo avaliou cada cena do vídeo como clara e relevante. Foi alcançado o IVC global de 0,90, significando excelente nível de concordância entre as mães no que diz respeito à relevância do conteúdo das cenas do vídeo. Dessa forma, conclui-se que o vídeo desenvolvido “Cuidando do seu bebê”, encontra-se válido para utilização pelos profissionais como ferramenta para promover a autoeficácia de mães e familiares nos cuidados com recém-nascidos. Palavras-chave: Recém-nascido; Autoeficácia; Estudos de validação; Recursos Audiovisuais; Enfermagem.

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